Desfralde: tem penico ideal?
- luizangpereira
- 18 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Sim e não!
Sim, o melhor penico é aquele que seu filho mais gostar. E não, não tem um modelo que seja o melhor pra todo mundo.
O mais importante é que a posição esteja correta:
Para o cocô: sentado, confortável e COM OS PÉS BEM APOIADOS NO CHÃO.
Para o xixi:
Meninas: sentadas, pernas bem abertinhas e COM OS PÉS BEM APOIADOS NO CHÃO
Meninos: em pé ou sentado (suja menos o entorno)
A posição sentada e com os pés bem apoiados é fundamental para o bom funcionamento do assoalho pélvico, ou seja, para que haja sincronicidade entre a contração da bexiga e o relaxamento do esfíncter, bem como seu esvaziamento completo. Se sobra xixi lá dentro, risco de infecção urinária!
E para o cocô então, os pés apoiados são super importantes para que a prensa abdominal aconteça direitinho. Lembre que muitas crianças intuitivamente se agacham para evacuar.
Quais são as alternativas disponíveis:
1. Penico
Neste quesito você vai encontrar diversas cores e formatos, além do bônus de musiquinha. Meu voto é no prático e fácil de lavar, de preferência peça única (vai por mim, no segundo dia você não aguenta mais a musiquinha).
Para iniciar o processo de desfralde, os penicos são uma ótima alternativa... a criança leva o penico pra tudo que é lado, senta de roupa, sem roupa, na sala, no seu banheiro, enfim. E o principal, favorecem uma boa posição.
2. Redutor de assento
Serve também, e tem a vantagem que o xixi e o cocô já caem direto no destino final. Aqui o que é importante: não esquecer do apoio dos pés! Tem que ter! a criança não deve fazer nem xixi nem coco “pendurada”. Tem uns que vem com a escadinha. Usei e gostei!
3. Trocar o vaso por um infantil
Bom, nem todo mundo tem condições de fazer isso, mas se for viável pra você, é uma alternativa excelente. No início pode ficar um pouquinho alto para as crianças pequenas e pode ser necessário um apoio para os pés, mas logo fica perfeito e já tá tudo prontinho. Além de que chega uma idade em que as crianças ficam meio “grandes” pro redutor, mas ainda sem muita altura pro vaso adulto, e também não querem pegar o apoio dos pés (sabem como é a pressa dos nossos filhos na hora do banheiro). Eles são aproveitados por bastante tempo.
Mas o que realmente importa, é ser respeitoso e natural para a criança.
Comments