Desfralde: 10 dicas práticas:
- luizangpereira
- 10 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de fev. de 2021

Momento ideal - ok
Penico na mão – ok
Então bora!
Comece com o “approach” entre a criança e o penico. Faça festa, mostre o que é, convide para sentar mesmo de roupa. É importante que eles se deem bem.
Tente identificar padrões. Por exemplo, criança faz cocô sempre ao acordar, ou faz xixi sempre antes do banho (clássica). Aproveite estes momentos para convidá-lo a sentar no seu troninho.
Inclua xixi e cocô nas brincadeiras. Simbolize com a criança. Utilize livrinhos sobre o tema (dicas nos destaques).
Tirar fralda de dia, ou dia e noite juntos? Há quem faça os dois processos simultaneamente, mas eu prefiro começar pelo dia e manter a fralda a noite. Lidar com as frustrações não é fácil. Limpar xixi no chão cansa e colchão molhado então, tira do sério. Mas não está errado fazer tudo de uma só vez.
Frequência. No início, convide a criança para ir ao penico a cada 1 hora e depois vá aumentando o intervalo (máximo 3 horas). É importante que conforme o sucesso do processo, eles experimentem cada vez mais a “vontade de ir ao banheiro”, sinalização e a habilidade de continência até chegar no penico
Converse muito e explique sempre.
Não volte atrás. Desistir no meio do caminho dá a sensação de incapacidade para a criança.
Não puna nem brigue pelos escapes e faça muita festa com os acertos. Vocês podem ter uma musica especial, dancinha da vitória, enfim. Criatividade!
Estimule a criança a esvaziar bem a bexiga. Eles tem pressa pra voltar a brincar. Então na hora do xixi, contem juntos até 15, ou cantem uma musica, e ao final, estimule a fazer mais uma “forcinha de xixi”, pra ver se realmente não sobrou nada.
Higiene pós xixi e cocô: NÃO abuse do lenço umedecido. O ideal é papel higiênico mesmo, ou lavar se o “estrago” foi grande.
No que posso te ajudar?
Comments