Comunicar
- luizangpereira
- 19 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Dia de desafio! Bora falar de um mega em 2020, não só para mães.
Comunicar.
Comunicar vai além de falar e se expressar de diversas maneiras. Comunicar é sobre quem EMITE e quem RECEBE a mensagem. É uma via de mão dupla. É a arte de se fazer entender pelo OUTRO.
A ASSERTIVIDADE vem como mágica quando compreendemos essa importante lição de adaptá-la ao receptor. E este ano nos exigiu voltar 3 casas e aprender jeitos novos de enviar o recado sem ruído, mesmo à distância.
Como tema aqui é maternidade, vamos ao que interessa.
Mamãe e bebê se comunicam desde a barriga, mas é no encontro “outside” que sentimos que o bicho pega. E é aí que está o pulo do gato. O bebê está o tempo todo comunicando seus sinais, mas NÓS TAMBÉM. Já parou pra pensar O QUE SUA LINGUAGEM NÃO VERBAL ESTÁ COMUNICANDO?
Essa é sua principal ferramenta na fase pré-verbal. Olha que riqueza. Fuja da culpa e foque em aprimorar seu uso. Comunique amor, respeito e curiosidade. Comunique sua felicidade pelo presente de ser a mãe de um bebê tão especial. E se estiver cansada, com medo, com dúvidas, divida suas angustias com alguém importante e comunique ao seu bebê que vocês irão aprender JUNTOS.
Com o tempo, comece a contar sobre o mundo. Sobre dia e noite, hora de comer, dormir, tomar banho e brincar. Nomeie as sensações. Vá dando significado aos sons emitidos e às palavras que ouve.
Simbolize. Repita. Cante. Curta.
Não esqueça dos olhos. Eles são tão importantes quanto a boca na hora de se comunicar. E poderosíssimos na hora de solicitar o cumprimento de tarefas, nomear emoções e criar memórias.
Por fim, comunique VERDADE. Sempre. Ela é chão, paredes e teto em um relacionamento saudável com qualquer pessoa, principalmente com seu filho. Cumpra. Ensine pelo exemplo, honestidade consigo e com o outro. E compreenda a distância que isso tem de “licença” para ferir com palavras. Limites e respeito têm tudo a ver com comunicação.
Você consegue imaginar por tudo isso em prática pela tela de um dispositivo eletrônico? Bom, nem eu. Já temos uma boa ideia do quanto é importante evita-los para ensinar comunicação, certo?! Mantenha-os longe dos pequenos o mais que puder e viva a comunicação como potente forma de conexão.
Comments